Fórum dos Porquinhos-da-índia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dúvidas!!

3 participantes

Ir para baixo

dúvidas!! Empty dúvidas!!

Mensagem  Dulce e Lucas Qua Nov 23, 2011 12:23 am

Boa noite,

sou nova nisto e como tal peço desde já desculpa se vou dizer alguma barbaridade!
comprei o Lucas fez quinta feira passada 1 semana. Não sabia nada de porquinhos e apenas procurava um menino meiguinho para poder ter alguém à minha espera em casa à noite quando chegasse.
Bom... tenho lido aqui no vosso site sobre estes meninos e tem-me ajudado imenso. Mas, acho que devo estar a fazer alguma coisa mal...
Quando chegou trazia uns bichinos pequenos brancos no pêlo, voltei à casa e obriguei-os a dar-me um produto pa tratar dele... no dia seguinte já tava bom... Smile

o que costumo fazer:
Ponho-lhe aqueles rolinhos no fundo da gaiola e por cima ponho bastante feno... ele gosta mm daquilo.. passa o tempo a comer... mudo tudo de 3 em 3 dias. Dou-lhe, maça (que ele adora); cenoura; laranja..... hoje pus-lhe banana e broculos... já percebi que não gosta de espinafre... hum... além da ração claro... pus-lhe algo para ele se enrroscar (aquelas coisas laranjas fofas) mas ele sujou tudo e mandei fora dois dias depois... tenho um pano por cima da gaiola à noite por causa do frio... é que ainda não consegui arranjar nada que ele se esconda... também não sei o que arranjar...

Sinceramente... acho que não tenho muito tempo para ele... e ele quando chego e o tento tirar da gaiola... e lhe faço festinhas na barriga... morde-me... e faz aqueles cui cui's....

hoje quando cheguei e fui para mudar tudo da gaiola, apercebi-me que as fezes estavam mais humidas... se tocar quase que se desfazem...

Pronto entrei em pânico... só me apetecia ir devolve-lo à loja com medo que não saiba tratá-lo e lhe esteja a fazer algum mal e não sei... além de perceber que afinal... não tenho mt tempo para ele e se calhar por isso ele me morde... tá danado comigo Sad

Desculpem o testamento... mas podem-me dar umas dicas...

Mt Obrigada...


Dulce e Lucas

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas!! Empty Re: dúvidas!!

Mensagem  Patricia Fernandes Seg Nov 28, 2011 2:37 pm

Ola e bem vinda

Então vamos lá por partes

1. nao sei se fizes-te bem em utilizar qualquer tipo de produto da loja para matar as ditas pulgas que o teu porquinho trazia e vou-te explicar porquê, porque esses medicamentos para serem utilizados o porquinho tem de ter um determinado peso e tem de ser utilizados em quantidades exactas senão pode matar o porquinho já par não falar que isso sao tratamentos continuados e que se nao forem feito correctamente daqui a uns dias o teu porquinho terá novamente pulgas e quem sabe sarna e isso poderá mata-lo, por isso aconselho-te a ires urgentemente ao veterinário e nao apliques mais nenhum produto da loja. Quando fores ao veterinário fala-lhe das fezes pois isso nao é normal e aconselho-te a dizeres tambem ao veterinario qual o medicamento que usas-te no porquinho.

2. Em relação a gaiola, basta meters os granulados no chao, a palha nao convem estar no chao pois é um alimento para o porquinho e ao estar no chao em vai fazer xixi em cima mas vai comê-la á mesma, mais vale meteres a palha num suporte que normalmente as gaiolas trazem ou então fazeres como eu e meteres uma bolinha que ha que se pendura na gaiola e ate tem um sininho e metes la a palha.

3. em relação ao esconderijo para porquinhos ou optas por comprar uma casinha para ele ou entao novamente podes fazer como eu LOL e utilizares uma alcofinha para ele se deitar, podes comprar por exemplo no chines aquelas alcofinhas para caes as medidas mais pequenas, o teu porquinho vai gostar muito.

E pronto já está tudo, espero ter ajudado. Caso seja da zona de lisboa e queiras um conselho sobre a qual veterinario podes ir podes sempre falar comigo que te aconselho aquele que o meu porquinho foi, sim porque o meu porquinho tambem teve os seus problemas, tinha sarna e pulgas :X

Vai dando noticias

Patricia Fernandes

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas!! Empty Voltou ao normal!

Mensagem  Dulce e Lucas Seg Nov 28, 2011 11:57 pm

Olá Patricia,

Mt obrigada por me ter respondido.
Realmente aqueles bichinhos passaram... no dia a seguir ja não tinha nada... tb só lhe coloquei uma vez spray... cm tinha medo não abusei e parece que resultou.

Quanto às fezes... felizmente no dia seguinte também estava melhor e agora já estou normais...não sei o que posso ter causado isso... acho que foi qd lhe dei banana a primeira vez...ainda só tinha dado maça e laranja...e coentros...

Comprei a bolinha e tenho sempre feno na lateral da gaiola...come é pouco... gosta da banana e da maça...pega na cenoura mas raramente... dei-lhe uma rodela de tomate... tb lhe pegou... agora verduras... nada.... broculos, couve, salsa, coentro, espinafre... agriao.... nada... todos os dias lhe pus um diferente.... nada Sad
quanto à casita... arranjei uma caixinha... ele mete-se lá dentro... mas acho que é pequena... andei à procura do que me disse mas não achei... :/

Agora tenho um outro problema... depois de mt ler e andar a tentar saber o mais possivel para poder ajudar o Lucas e poder dar-lhe um bocadinho de melhor vida do que a de viver sp numa gaiola... apercebi-me que ele precisa bem mais de mim do que eu pensei... e infelizmente o meu trabalho não me deixa chegar a casa cedo.. e das duas horas que dispendo em casa todos os dias... começo a achar que é mt pouco... e sinto-me mt culpada por não conseguir dar-lhe a atenção que ele precisa...

Falei com a menina que mo vendeu, hoje... expliquei-lhe que afinal não tinha sido uma boa escolha e que aquele menino precisava bem mais do que eu lhe consigo dar... ando triste porque cometi o erro de o comprar sem ler primeiro bem sobre eles... sou mt atenta e tento todos os dias mudar-lhe a fruta e dar-lhe uma cosita diferente... mas acho que não é feliz.. tadinho do meu Cui Cui...

Não queria ter que o "devolver" à loja... mas... não tenho mm tempo para ele coitadinho...
A Patricia por acaso não conhece alguém de confiança que me pudesse ficar com o meu Lucas?
Temo que ele precise de mim e eu não consiga dar-lhe ou assisti-lo como ele precisa Sad

Sinto-me mesmo culpada... e tento sempre que chego falar com ele ee tratá-lo logo assim que chego entquanto faço o jantar...mas ele sp se esconde... e qd o tiro da gaiola... faz um barulhito que ainda não consegui (pelo que ouvi aqui na net) identificar o que quer dizer...

Obrigada pela sua atenção.
Cumprimentos

Dulce e Lucas

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas!! Empty Re: dúvidas!!

Mensagem  Snacking Ter Nov 29, 2011 9:13 pm

devia tentar teimar nas verduras porque dar muita fruta faz mal ao pequeno, a fruta tem muito açucar que tal como nos humanos lhe vai fazer muito mal, é normal ele no inicio esconder-se e nao comer muito mas é uma questao de habito, se ele estiver mesmo com fome vai acabar por comer a verdura (mas não lhe dê opção de escolha, meta a verdura e mais nada, apenas feno e agua, se ele tiver algo que goste vai ingorar completamente o vegetal). convem dar meia cenoura por dia porque contem muitas das vitaminas necessarias, eu geralmente dou uma cenoura de manha (tenho 2 porquinhos) e um vegetal á tarde, variando a cada dia, uso a fruta mais como guloseima.

sim, os porquinhos precisam de muita atençao por isso é que se recomenda a ter dois porquinhos do mesmo sexo (porque apesar de os bebes serem mesmo muito fofos os roedores têm ninhadas grandes e com muita frequencia) na mesma gaiola. se conseguir arranjar companhia para o pequenote ele vai sentir-se muito mais feliz (um porquinho com menos de 2 meses, porque se for mais velho eles vão brigar)

é normal que o porquinho passe muito tempo escondido e quando é pegado faça barulho, eles sao animais muito timidos e cada um demora o seu tempo a habituar-se, o meu Yuri era mesmo muito medricas quando veio ca para casa, nunca saía do esconderijo e fugia muito quando o tentava agarrar.

não precisa de o devolver à loja ou da-lo a alguem, basta dar-lhe companhia, espaço e alimentaçao correcta que ele vai crescer forte, saudavel e feliz.
Snacking
Snacking

Mensagens : 7
Data de inscrição : 18/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas!! Empty Re: dúvidas!!

Mensagem  Patricia Fernandes Qui Dez 01, 2011 12:44 am

Dulce,

Visto que a bicharada desapareceu e os cocos se encontram em "melhor" estado vá sempre verificando alguma alteração, veja se aparecem novamente pulgas ou crostas na pele. Em relação a maça nao lhe dê muita, pode provocar feridas nos cantos da boca. Aposte mais nas verduras, o meu porquinho tambem é esquesito, todos os dias come sempre a mesma coisa ( caldo verde, salsa,espinhafres,cenoura) e por vezes la come fruta. Insista pois é muito importante eles terem uma alimentação saudavel, faça como o lhe sugeriu o membro do comentario anterior, tire mesmo a comida para ver se ele pega nas verduras. Infelizmente nao conheço ninguem que fique com ele :/ se realmente nao se quiser desfazer dele faça como foi sugerido arranje outro do mesmo sexo para evitar criação que eles lá se entederão e vao ficar muito felizes e sempre que possa nem que sejam uns 10 minutos por dia dedique-lhes algum tempinho. Em relação aos barulhinhos e esconderem-se é super normal, o meu veio para minha casa com 2 semanas e ainda hoje foge se lhe pego ao colo. Se decidir ficar com ele vai ver que vai valer a pena, ele com o tempo vai começar a fazer as suas gracinhas e barulhinhos.

Cmpts
Patricia Fernandes

Patricia Fernandes

Mensagens : 18
Data de inscrição : 01/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

dúvidas!! Empty Re: dúvidas!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos